segunda-feira, março 28, 2005

JEFFERSON AIRPLANE - Surrealistic Pillow

Image hosted by Photobucket.com

Há dois anos atrás, no fim de uma certa tarde de Verão, conduzia por estradas secundárias do interior da Provença francesa à procura do caminho de regresso a Aix-en-Provence. Estávamos em férias e o dia tinha sido longo com paragens demoradas por Sisteron, escaladas ao monte encimado por uma igreja em Castellane e centenas de quilómetros percorridos, uma boa parte através das sinuosas estradas dos desfiladeiros do Verdun. A serenidade bela de Aiguines tinha ficado para trás e a luz diluía-se rapidamente na penumbra acordando os candeeiros que clareavam os caminhos rurais das aldeias que cruzávamos. O cansaço de uma dia cheio e a leve ansiedade por estar a milhares de quilómetros de casa, num sítio desconhecido, aumentava o desejo pela auto-estrada que teimava em não aparecer, apesar da sua proximidade no mapa. Quando finalmente surgiu e iniciámos a viagem de regresso na direcção do crepúsculo inflamado deixei tocar Surrealistic Pillow e ocorreu-me, pela primeira vez, como My Best Friend, Today e Comin' Back to Me perfazem uma das sequência mais belas algumas gravadas em disco. Mais à frente a guitarra acústica de Jorma Kaukonen em Embryonic Journey quase podia sair de um dos primeiros discos dos FAIRPORT CONVENTION. São necessárias estradas assim, em dias como este, muito longe de quase tudo aquilo que nos é familiar para que um disco entre na nossa vida.

2 Comments:

Blogger serebelo said...

Tens toda a razão acerca de viagens e discos quando dizes "São necessárias estradas assim, em dias como este, muito longe de quase tudo aquilo que nos é familiar para que um disco entre na nossa vida". Dez horas de viagem, estradas perdidas do Norte Alentejo e Goldfrapp "Felt Moutain" nunca se ouviu tão bem...

7:33 da tarde  
Blogger Familycat said...

É verdade. Tenho muitos discos associados a viagens de automóvel. Especialmente viagens nocturnas - a escuridão reduz as distracções e permite 'ver' a música com outra nitidez... ;)

9:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home