sexta-feira, março 04, 2005

RTP1 - Povo Que Canta



Próximo Domingo, 6 de Março, apontem os videogravadores para a RTP1 às 11 horas para registarem a estreia de Povo que Canta, uma série de 13 episódios de 52 minutos de duração que "pretende ser uma homenagem a Michel Giacometti e a Alfredo Tropa mas também à memória da cultura do povo português". Resultado da parceria de Ivan Dias e Manuel Rocha (da Brigada Victor Jara) que, durante dois anos, recolheram imagens e sons pelo território nacional, a ideia inspira-se na histórica série com o mesmo nome que Giacometti e Tropa registaram para a televisão portuguesa no fim dos anos 70. Cada região terá direito a um ou dois episódios (um da Madeira e Porto Santo, 2 dos Açores, 1 do Minho, 2 de Trás-os-Montes, 2 das Beiras, 2 do Alentejo e 1 do Algarve), e um será integralmente dedicado à Brigada Vítor Jara. Entre os muitos protagonistas contam-se o canto alentejano, as festas dos rapazes ou o Carnaval da Terceira e Isabel Silvestre. Nas palavras de Manuel Rocha: "a música não morreu, as expressões populares não morreram; sou a favor do registo da memória para depois mandá-la para o futuro".
Posted by Hello

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Michel Giacometti merece todas as homenagens possíveis.

9:00 da tarde  
Blogger Familycat said...

100% de acordo. Só tenho pena pelo horário de transmissão (Domingos de manhã) e fraca divulgação nos meios de comunicação social (incluindo a própria RTP)...

10:05 da tarde  
Blogger inominável said...

Quando ouvi falar desta série, sempre pensei que fosse passar a um horário mais simpático. E não na RTP1, mas na 2. Enfim, quase de certeza que não vou conseguir ver. E não tenho video. Enfim...
Tenho muito interesse em ver o episódio sobre a Madeira. Nem só de folclore vive a música tradicional madeirense.

7:39 da tarde  
Blogger Familycat said...

Ao que parece nem na RTP1 nem na 2, nem em horário simpático nem antipático: cumprindo a tradição, o canal público deixa-nos uma vez mais pendurados e sem explicações.

A bem do sentido cívico aqui fica o número da Linha de Atendimento ao Espectador (nome pomposo, eh?): 707 789 707.

Fui atendido por uma senhora muito gentil que ficou de me contactar com explicações. Ao menos que percebam que o programa interessa (e muito) a alguns telespectadores. Talvez até repensem o horário (sou muito crédulo, eu sei...).

2:59 da tarde  
Blogger inominável said...

Pois, é o serviço público de televisão que temos! Quando tiveres informações - infelizmente, não acredito que te contactem - "posta" no blog.

12:27 da manhã  
Blogger Familycat said...

Até agora tens toda a razão, inominável. Ainda não me disseram nada. Se souber algo entretanto deixo aqui no blog.

10:28 da manhã  
Blogger Familycat said...

Até agora tens toda a razão, inominável. Ainda não me disseram nada. Se souber algo entretanto deixo aqui no blog.

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home