segunda-feira, maio 02, 2005

TRÊS TRISTES TIGRES - Guia Espiritual

Image hosted by Photobucket.com

O cortejo musical deste fim de semana foi encerrado na noite de Domingo com um retorno ao magnífico Guia Espiritual, de Ana Deus, Alexandre Soares e Regina Guimarães - os TRÊS TRISTES TIGRES. O ano passado tive a oportunidade de assistir a uma breve actuação ao vivo, nos jardins de Serralves, fazendo a primeira parte dos TELEVISION. Falou-se, então, num eventual regresso e a música pop(ular) portuguesa bem precisava de uma injecção de arrojo. Embora não haja muito sobre os TRÊS TRISTES TIGRES na net, a edição do Público “Os Melhores Álbuns da Música Popular Portuguesa 1960-1997” incluiu Guia Espiritual na safra de 1996 e escreveu algumas palavras sobre o disco:

O álbum de estreia destes tigres de caninos afiados chama a atenção para os duplos sentidos, os ritmos, o poder de sugestão das palavras. O salto dado com “Guia Espiritual” fez perder de vista esta perspectiva. Tratou-se, antes de mais, de uma operação sobre um conceito global do som. Alexandre Soares criou uma paleta sonora que, derivando de uma leitura selectiva dos anos 70 e 80, desaguou numa síntese de modernidade em que as noções de composição e produção se confundiram. A alma, transmutada num ecrã.

2 Comments:

Blogger serebelo said...

Tive igualmente a oportunidade de ir a Serralves nesse fim-de-semana, sendo uma das razões ver os 3TT. Isto pois apesar de serem uma das minhas bandas de referência, apenas os tinha visto na Fnac em concerto com material conhecido (no CCB apresentaram outro concerto mas reportório, na altura, novo, que afinal parece que não irá ser editado). Boa lembrança. Terá de passar pela minha playlist esta semana.

9:47 da manhã  
Blogger Familycat said...

Olá serebelo

Também li algumas coisas sobre um eventual regresso e havia, de facto, material novo. Ainda tenho esperança e confio na teimosia do Alexandre Soares.

11:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home